10/29/2009

Sobre a Alcatra - prato típico da ilha Terceira

A origem da alcatra estará ligada ao próprio povoamento da ilha Terceira.

Os primeiros povoadores eram oriundos das Beiras, em Trás-os-Montes, zona onde existe um prato com muitas semelhanças à alcatra – a chanfana, confeccionada com carne de cabra velha.
a este propósito, que a alcatra no Continente “é uma peça do animal que não tem osso ( região do corpo do animal onde termina o fio do lombo) – ancas de uma rês”.

Aos senhorios da época era oferecida a “alcatra com a melhor parte do animal”, cabendo aos lavradores “as outras partes menos nobres com osso”.
O problema é que, numa refeição com os seus trabalhadores, um dos senhorios reparou, de vivo paladar, que a alcatra tem muito melhor sabor quando leva carne com osso.
A alcatra, que teve ramificações um pouco por todo o arquipélago, faz parte obrigatória da ementa das Funções do Espírito Santo na Terceira.
Cada freguesia na Terceira tem a sua própria receita (antigamente era hábito ouvir-se expressões como a “alcatra da minha sogra” ou “a alcatra da minha tia”) sem apresentarem, contudo, diferenças substanciais entre si.
As ligeiras alterações no paladar residem na mão do cozinheiro(a) para com os temperos.
Refira-se, por último, que a confecção da alcatra alargou-se a muitos outros produtos alimentares – peixe, feijão, coelho e cabrito são apenas alguns exemplos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha Lista de blogues

Acerca de mim

A minha foto
angra do heroismo, ilha terceira, Portugal

Seguidores

Arquivo do blogue